(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

GUIA PARA MANTER A SAÚDE BUCAL DE SUA FAMÍLIA

GUIA PARA MANTER A SAÚDE BUCAL DE SUA FAMÍLIA

Quatro passos para um Sorriso Brilhante
1. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, principalmente depois do café da manhã e antes de dormir.
2. Use fio dental diariamente.
3. Limite o número de lanches ingeridos por dia.
4. Visite seu dentista regularmente.

É fácil orientar sua família para ter uma boa saúde bucal. É simples, basta ter as informações corretas e um pouco de prática para mantê-la na direção certa!

Flúor – A Melhor Defesa de Sua Família
Flúor é o melhor auxiliar no combate às cáries que existe, uma vez que você oriente sua família a ter uma vida toda de sorrisos saudáveis e brilhantes. Mantém os dentes de toda a família fortes – independentemente de suas idades.

Como o Flúor Age
Diariamente, o esmalte dos dentes é atacado por ácidos produzidos na placa bacteriana. Estes ácidos podem enfraquecer os dentes, e isso pode resultar em cáries.

E é aqui que o flúor entra. Ao alcançar os dentes o flúor é absorvido pelo esmalte. Ele ajuda a restaurar o esmalte e prevenir as cáries. Pode, inclusive, ajudar a deter o processo de formação da cárie.

Como se obtém Flúor
Você pode usufruir dos benefícios do flúor de diferentes formas. Ele pode agir de fora para dentro nos dentes, e de dentro para fora no corpo. Para que possa agir da melhor forma, você precisa fazer uso do flúor de ambos os modos. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor pelo menos três vezes ao dia, principalmente depois do café da manhã e antes de dormir.

Lanches e Cáries
Se o flúor é a nossa maior proteção contra as cáries, então lanches frequentes podem ser o maior inimigo dos nossos dentes. Diariamente, você e seus familiares enfrentam o desafio de evitar lanches. E aqui está o que você precisa saber:

O importante é a frequência com que você lancha.
A verdade é que, aquilo que a seus familiares comem não é tão importante quanto: quando e com que frequência eles lancham. Tudo tem a ver com a “reação da placa”, e é assim que a coisa funciona:

A Reação da Placa
Todos nós temos placa bacteriana em nossas bocas. Mas quando esta placa se encontra com os açúcares e amidos que existem em lanches tais como biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes, ou até mesmo em batatas fritas, ela reage para criar ácidos, e um “ataque da placa” acontece.

O fato é que a maioria dos lanches que você consome contém açúcar ou amido, dando à placa esta oportunidade para produzir ácidos. E cada “ataque da placa” pode durar até 20 minutos após o consumo do lanche. Durante este período, o ácido da placa está atacando o esmalte dos dentes, enfraquecendo-os. É nesta hora que cáries podem começar.

Combatendo a Placa
A boa notícia é que você pode tomar uma postura contra a placa. Escovando três vezes ao dia com um creme dental com flúor e reduzindo o número de vezes que você lancha por dia, você e sua família podem ajudar a prevenir as cáries.

Quanto à escolha do lanche, é melhor escolher algo nutritivo e lanchar com moderação. Também é melhor comer o lanche de uma só vez. Veja o porquê: comer cinco porções de lanche expõe seus dentes a uma possível formação de cáries – durante aproximadamente 20 minutos. Petiscar estas mesmas cinco porções em cinco momentos diferentes expõe seus dentes a uma possível formação de cáries por aproximadamente 100 minutos. Que diferença.

Você precisa também ficar de olho nos doces que seu bebê/filho pequeno come
Crianças têm a mesma suscetibilidade à formação de cáries que crianças mais velhas e adultos. Na realidade, cáries na Infância podem ser um problema muito sério. Veja a seção abaixo sobre a Prevenção de Cáries na Infância para mais informações.

O Exame Dental / Check Up Bucal
O dentista é o parceiro de sua família no caminho para se obter sorrisos saudáveis. Não se esqueça de marcar visitas regulares ao dentista para toda a família. A primeira visita de uma criança ao dentista deverá ocorrer antes de seu terceiro aniversário.

O exame dos dentes quando ocorre cedo na vida das crianças permite que elas tenham uma experiência positiva com relação à saúde bucal.

DICA: leve seu bebê de um ano de idade com você ao dentista quando tiver sua própria consulta. Deste modo, o consultório do(a) dentista torna-se um lugar familiar.

O Check Up Dentário de sua Criança: O que esperar
Tratamentos com Flúor:
O dentista pode fazer um tratamento nos dentes da sua criança usando flúor, na forma de gel, para tornar os dentes ainda mais fortes. Coloca-se gel numa moldeira que fica na boca da criança durante alguns minutos para deixar que o flúor penetre nos dentes. Existe no mercado gel de diferentes sabores para crianças.

Selantes dentários:
São finas camadas protetoras de resinas, aplicadas pelo dentista nos dentes permanentes posteriores (molares). Eles preenchem os sulcos nas superfícies de mastigação dos dentes onde alimentos e bactérias podem ficar aderidas e causar cáries. Uma vez aplicados, os selantes podem durar por vários anos.

Radiografias:
Estas “fotos” mostram ao dentista o que se passa dentro dos dentes e debaixo da linha da gengiva. Durante uma radiografia, sua criança usará um avental de chumbo para evitar exposição desnecessária aos raios.

Prevenção de cáries na infância:
(também conhecido como cáries de mamadeira)

Cáries na Primeira Infância é uma doença que pode ser evitada. Os passos a seguir podem lhe ajudar a proteger seu bebê desta dolorosa doença – e peça a seu dentista ou médico mais informações.

É melhor não oferecer a mamadeira enquanto seu bebê está na cama. Mas se você tiver que oferecer a mamadeira enquanto ele estiver na cama encha-a com água. Qualquer outro líquido que não seja água, até mesmo leite ou suco, pode causar cáries.

Você pode usar a mamadeira para alimentar seu bebê nas horas regulares de alimentação, mas permitir que a mamadeira seja usada como chupeta pode ser uma das principais causas de cáries.

– Segure seu bebê enquanto o alimenta. Se o seu bebê adormecer, remova a mamadeira e ponha-o na cama.
– Evite pôr o bebê para dormir com a mamadeira.
– Evite deixar sua criança pequena passear com a mamadeira.

Você também pode gostar de:


6 DICAS DE MAQUIAGEM PARA QUEM USA APARELHO NOS DENTES

6 DICAS DE MAQUIAGEM PARA QUEM USA APARELHO NOS DENTES

Muita mulher evita colocar o aparelho nos dentes pois acha que atrapalha a imagem pessoal. Ou então se coloca o aparelho, não se maqueia pois acha que ficará feio o rosto. Hoje vamos falar que é possível ter uma boa autoestima com ambos: sorriso sendo corrigido pelo aparelho e uma make bem linda para realçar os traços bonitos da face. Vem ler pra depois compartilhar com as mulheres que...
SORRISOS BRANCOS E APAIXONADOS

SORRISOS BRANCOS E APAIXONADOS

Na semana dos Namorados, resolvemos falar sobre amor. Não, espera, vamos falar sobre os sorrisos que o amor provoca. Todo indivíduo apaixonado sai por aí sorrindo à toa, espalhando alegria, num é mesmo? Agora imagine quando essa pessoa tem um sorriso branco? Ela sorri ainda mais, segura de si e atraindo olhares e outros sorrisos. O amor está no ar e os sorrisos com dentes brancos estão aqui no...
Dentes saudáveis pra vida toda

Dentes saudáveis pra vida toda

Você tem visitado o dentista regularmente? Tem caprichado na escovação e fio dental? Estamos tão automatizados e ocupados que às vezes nos esquecemos da saúde bucal e, de repente surge uma cárie! Para evitar que isso aconteça, faça parte do PAP e tenha benefícios como confirmação de visita, orientações e informações de como cuidar da saúde bucal; Limpeza com jato de bicarbonato; Fluoretação; Técnicas de escovação; etc. Conheça nosso...
A CHEGADA DOS PRIMEIROS DENTINHOS, E AGORA?

A CHEGADA DOS PRIMEIROS DENTINHOS, E AGORA?

Entenda como se dá esse processo e como os pais podem amenizá-lo para o bebê Se tem uma coisa que é capaz de conquistar todo mundo é o sorriso de um bebê. Com ou sem dentes, a expressão facial desses seres humaninhos é tão linda e fofa que desmonta qualquer um. Agora, pergunta para os pais se quando os dentinhos começam a aparecer o bebê fica só a sorrisos?...
ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

6 DICAS QUE AJUDAM AO ENSINAR UMA CRIANÇA A CUIDAR DOS DENTES   “Será que tem mais algum segredo pra eu conseguir convencer meus filhos a escovarem os dentes e cuidar da saúde bucal?”. Essa é uma pergunta feita por pais quando eles enfrentam desafios ao ensinar as crianças que é preciso cuidar dos dentes. Se você é um deles ou é responsável por algum pequeno que está na...
O GOSTO RUIM QUE PODE TER UM BEIJO

O GOSTO RUIM QUE PODE TER UM BEIJO

Os dias de folia estão se aproximando e a contagem regressiva para o descanso e diversão já começou, a gente sabe. O que nem todo mundo sabe é que a famosa azaração, clima de paquera e “ficadas” (como dizem os jovens), o “beijar muito”, é um comportamento que pode ter algumas consequências inesperadas para a saúde bucal e até corporal. Sem querer privar ninguém da folia, mas sem também...