AGENDE SEU HORÁRIO
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG

Um distúrbio odontológico que ainda acomete milhares de pessoas em todos os países é o Bruxismo. Diferente do que muitos creem ser, somente a dor nos dentes ou dores de cabeça e mandíbula, ele pode ter consequências sérias se não for tratado da maneira que precisa, aumentando ainda mais a “dor de cabeça” do paciente, no sentido figurado da expressão. Então se informe melhor com este texto e oriente seus amigos.

 

As características do Bruxismo

Considerado pela Odontologia e Medicina como um hábito parafuncional (afinal o paciente não percebe que está com a alteração comportamental, justamente por estar dormindo), o Bruxismo provoca o ranger rítmico dos dentes (pode ocorrer também de dia, mas é raro). Sua causa está diretamente ligada ao nível de estresse que o indivíduo está sofrendo, seja pressão no trabalho, familiar, social ou até pessoal (uma pessoa que se cobra demais e não vive bem).

Tem pessoas que não sabem que possuem (não tiveram o hábito inconsciente notado por alguém) e só descobrem em uma avaliação ou exame odontológicos de rotina. Todo Bruxismo é um apertamento dentário, entretanto têm pessoas que possuem todos os sintomas do Bruxismo, então sofrem com o apertamento dentário, mas não rangem e desgastam os dentes.

 

Por que é necessário tratar

O motivo de tratar o Bruxismo se refere justamente aos sintomas que ele provoca: uma pessoa que está estressada e com Bruxismo, acaba se estressando mais ainda com os sintomas que ele causa. Ranger de dentes (o que deixa-os desgastados e até com o esmalte afetado); dor na musculatura ao abrir e fechar a boca; forte apertar sentido nos dentes deixando-os doloridos ou soltos; dores de cabeça constantes e até doenças periodontais (acometendo o osso, que é o suporte do dente).

Em certos quadros clínicos, o Bruxismo gera a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva (por isso falamos das doenças periodontais). Ele pode também afetar a articulação da mandíbula, que é a chamada Síndrome da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) ou a Disfunção Têmporo-Mandibular (DTM). São vários sintomas que ele causa, por isso que requer cuidados especiais, para evitar que a saúde corporal e bucal fiquem debilitadas.

 

Como é o tratamento

Quem sofre com algum dos sintomas citados ou mesmo que não sinta e está em falta com as consultas regulares ao dentista, vale a pena uma visita à clínica para fazer uma avaliação. Se identificado que é necessário tratar o Bruxismo, o dentista irá orientar sobre o que é preciso ser feito: geralmente o indivíduo terá que usar um dispositivo na hora de dormir que é feito sob medida, parecido com um mordedor, no qual ele encaixa-se sobre os dentes superiores para protegê-los do contato com os inferiores, evitando o desgaste.

Esta placa noturna não cura o Bruxismo, é apenas uma medida paliativa! O paciente que sofre com o distúrbio precisa melhorar o estresse que tem passado, por isso encontrar meios de relaxamento é mais do que necessário – desde um acompanhamento com psicólogo, terapias alternativas, alguma atividade física, enfim, é encontrar uma válvula de escape para o estresse que é a causa de tudo. Dependendo do caso, uma mordida anormal, o dentista poderá tratar com restaurações, coroas ou ortodontia (porém repetimos: o estresse precisa ser tratado!).

O Bruxismo é uma doença que sinaliza o que nós sempre lutamos para conseguir ter no dia a dia: uma rotina mais leve, sem deixar de fazer as tarefas necessárias e ainda conciliando com os cuidados essenciais da saúde bucal e corporal. Não sabemos qual é ou será a sua válvula de escape, mas sabemos que aqui na Mr. Clean você encontra o apoio necessário para tratar e prevenir este distúrbio, sorrindo pra vida com saúde e leveza!

evita

×