(31) 3224-7378 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

15 Principais Dúvidas Sobre Lente de Contato Dental

15 Principais Dúvidas Sobre Lente de Contato Dental

Quando o assunto é tratamento estético do sorriso, é comum surgirem algumas dúvidas em relação às Lentes de Contato Dentárias. Durabilidade, cuidados, valores, tipos existentes e várias outras curiosidades é o que viemos falar hoje no blog. 

Afinal, somos uma clínica odontológica com as mais naturais e saudáveis opções de harmonização facial em Belo Horizonte.

Aqui na Mr. Clean temos atendido, cada vez mais, pessoas que passam a olhar mais para elas mesmas. Gente que busca transformar o sorriso para viver com mais bem-estar e autoestima. Vamos conhecer então as principais dúvidas sobre a Lente de Contato Dental?

1. Precisa desgastar e deixar os dentes pontiagudos?

Colocar Lentes de Contato Dentais não exige desgaste. O tratamento estético que precisa desgastar os dentes é o de Faceta Dental. 

Inclusive, uma das grandes vantagens das lentes é a de preservação da estrutura dentária natural, afinal as lentes costumam ser estruturas com materiais finos que facilmente são fixadas e colocadas nos dentes. 

2. Quanto custa, em média, colocar lente de contato nos dentes? 

O valor varia muito de pessoa para pessoa. Isso porque vários fatores serão levados em consideração pelo dentista. Desde o formato da arcada dentária até a cor dos dentes, é um tratamento estético que se faz com muita cautela e planejamento. 

O ideal é agendar uma consulta para que seja feita a avaliação. Inclusive, nesta consulta é importante tirar todas as dúvidas sobre outros tratamentos, como a faceta dental e o clareamento dentário, para saber qual combina mais com as condições que você, paciente, pode pagar.

3. Como é a manutenção, precisa ir todo mês ao dentista? 

A manutenção após o período de adaptação (que é de cerca de 15 dias) é de uma vez por ano para assim o profissional de Odontologia acompanhar o uso das lentes, verificando se o tratamento segue como previsto. Assim como os dentes naturais, as lentes também sofrem desgastes com o tempo. 

Possíveis trocas podem ser necessárias por fraturas, retração gengival ou até mesmo devido a alteração da cor dos dentes (e falando em cor dos dentes, tem casos em que o Clareamento Dental é mais válido de ser feito do que o uso de Lentes de Contato Dental, vale conferir isso com o dentista).

4. É necessário ter cuidado na hora de fazer as refeições?

Sim, são 3 tipos de cuidados diferentes. Em relação às refeições no dia a dia, é importante evitar alimentos muito pigmentados (como café, açaí, vinho, açafrão, beterraba, pitaya etc) e evitar mordidas em alimentos duros (para não causar nenhuma fratura na lente). 

Por exemplo, o simples ato de morder uma fruta como uma maçã, pode comprometer as lentes. Mas nada que partir a maçã em pedaços para não deixar de ingerir as vitaminas da fruta resolva, não é mesmo?

5. Para quais pessoas vocês indicam as lentes dentais? 

Indicamos para as pessoas que desejam fazer uma harmonização do rosto para corrigir pequenas imperfeições nos dentes, como fraturas, manchas, dentes separados (diastemas), dentes irregulares (ou pequenos demais ou grandes demais). Há casos em que o clareamento dental é algo que cabe mais no orçamento, então cada caso é um caso.  

Pessoas em que a exposição do rosto faz parte da apresentação dela ao mercado de trabalho, é a imagem dela como cartão de visitas para projetos e eventos como celebridades, influenciadores, jornalistas, repórteres, vendedores, modelos, atores, atletas etc, costumam aderir bastante a este tipo de tratamento.

Investir na própria imagem, repaginando o visual e conquistando o sonho do sorriso perfeito é essencial para viver com mais bem-estar, alegria e confiança. As Lentes Dentais são uma alternativa excelente para se ter resultados rápidos e bem satisfatórios.

6. De qual material são feitas as lentes de contato? 

Elas são feitas de porcelana. Quando o material é a resina, o nome já muda para Faceta Dental de Resina. As Lentes de Contato Dentais de Porcelana também podem ser chamadas de Lentes de Cerâmica. 

7. Quais pessoas não podem colocar lentes de contato dentais?

Pacientes com bruxismo, que roem unhas ou costumam morder objetos (canetas ou lápis durante o trabalho ou estudos) não recebem nossa indicação de colocarem lentes nos dentes. Afinal, elas são fininhas e estes hábitos podem prejudicá-las. 

Pacientes que apresentam cáries, tártaro, canal sem tratamentos, dentes com trincas ou quebras, manchas acentuadas, também não recomendamos que coloque as lentes de contato.

8. Dói muito ou incomoda colocar as lentes de contato dentais? 

O procedimento para colocar é indolor. Antes do dentista fazer a moldagem da lente para enviar ao laboratório que irá produzi-la, ele verifica a saúde bucal do paciente. Se tudo estiver bem, o tratamento estético com as lentes estará autorizado. 

9. E se eu me arrepender ou cansar das lentes dentais, como proceder? 

Quando conversamos com os pacientes sobre este tipo de tratamento estético, alertamos sobre a permanência dele para o resto da vida. 

A maioria dos casos são irreversíveis (principalmente quando opta-se pelo uso de lentes de cerâmica) e, portanto, a escolha deve ser bem pensada e criteriosa.

Gostamos de dar um tempo de reflexão aos pacientes, que eles conversem com familiares e amigos próximos que às vezes até já fizeram tal procedimento para ouvir depoimentos e ver que existem especificidades no tratamento, mas que é bem tranquilo e transformador. 

10. As lentes de contato nos dentes favorecem o acúmulo de sujeira e podem dar cáries ou gengivite?

Não favorecem. Porém este fator é de total responsabilidade da saúde bucal do paciente, se ele cuida dela ou se não cuida. A cobertura de um dente por meio de lentes não previne cáries, por isso que o hábito da escovação correta e o uso de fio dental deve ser mantido (até mesmo independente de uso ou não uso de lentes, não é mesmo?).

11. É possível aumentar ou diminuir o sorriso com as lentes? 

A transformação do sorriso por meio de lentes envolve vários aspectos. Desde o tamanho da arcada dentária, da boca, língua e lábios do paciente, até os reais motivos que impulsionam o desejo de mudar a estética do sorriso. 

O ideal é colocar o menor número possível de lentes, mesmo que quanto mais dentes envolvermos no processo, mais fácil fica de harmonizar todo o sorriso. É notável a supervalorização do sorriso perfeito pelas mídias, muitas celebridades e influencers têm aderido a este tipo de tratamento, cabe é a ponderação de sempre pensar, primeiro, no que é mais saudável para os pacientes. 

12. Tem idade mínima e a idade máxima para colocar as lentes dentais? 

Não tem. Desde crianças que possuem alguma característica fisiológica que impedirá o crescimento de dentes permanentes até idosos que desejam ressignificar a vida começando pela transformação do próprio sorriso podem colocá-las. 

O que é importante ser verificado antes de colocar as lentes ou facetas dentais é se um Clareamento Dental ou Aparelho Ortodôntico (Tratamento de Ortodontia), por exemplo, também transformam positivamente o sorriso do paciente.

13. Meu sorriso vai ficar muito artificial com as lentes? 

De forma alguma. As lentes são feitas sob medida para cada dente do paciente, e ele mesmo quem escolhe o tom da cor que as lentes terão. 

O dentista auxilia no quesito harmonização facial, verificando o formato do rosto, tamanho da arcada dentária, abertura da boca, ato de mastigar e falar e vários outros fatores que fazem parte do sorriso do paciente. 

Tudo é feito com cuidado, atenção e profissionalismo para que o sorriso fique natural, bonito e saudável.

14. Tem risco das lentes saírem da boca igual implantes ou dentadura?

Não tem, exceto se você mastigar alimentos duros como já dizemos aqui no texto. Tomando os devidos cuidados, o sorriso transformado por lentes de contato é só alegria e saúde.

15. Ao colocar as lentes no meu sorriso, vou precisar tomar anestesia?

Como o procedimento é indolor e simples, não é necessário. Pessoas que têm pavor de agulhas podem colocar as lentes sem medo. 

Esperamos que tais respostas já tenham esclarecido um pouco mais sobre as vantagens que as lentes de contato possuem no quesito transformação do sorriso. 

Aqui na Mr. Clean você cuida da sua saúde bucal com o carinho que damos a todas as pessoas, e temos famílias inteiras que tratam com a gente há décadas. 

Quer agendar uma avaliação para conversar sobre seu sorriso? É só nos mandar um WhatsApp, será um prazer ter você em nossa clínica. 

Você também pode gostar de:


CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

ENTENDA E APRENDA AGORA COMO SE PREVENIR DESSA DOENÇA Um dos alertas que todos nós ouvimos falar desde a infância é sobre a terrível cárie. Os pais ensinam aos filhos que escovar os dentes é importante para ‘não dar cárie’, e que comer muitos doces também favorece a doença. Pois bem, para que você e sua família saibam um pouco mais sobre essa vilã da saúde bucal, confira a...
CRIANÇAS E JOVENS COM SORRISOS NOTA 10

CRIANÇAS E JOVENS COM SORRISOS NOTA 10

As férias escolares acabaram e a rotina dos mais novos volta esta semana com tudo! O que não pode ficar de fora no volta às aulas é também a higiene bucal das crianças e adolescentes (aos que não a deixaram de lado, parabéns!). A seguir vamos dar alguns macetes para facilitar a retomada do hábito, afinal a saúde bucal não é menos importante que higiene corporal, alimentação, sono, estudos,...
Dentes saudáveis pra vida toda

Dentes saudáveis pra vida toda

Você tem visitado o dentista regularmente? Tem caprichado na escovação e fio dental? Estamos tão automatizados e ocupados que às vezes nos esquecemos da saúde bucal e, de repente surge uma cárie! Para evitar que isso aconteça, faça parte do PAP e tenha benefícios como confirmação de visita, orientações e informações de como cuidar da saúde bucal; Limpeza com jato de bicarbonato; Fluoretação; Técnicas de escovação; etc. Conheça nosso...
NÃO PARTICIPE DO DESFILE DE DOENÇAS OUTONO/INVERNO

NÃO PARTICIPE DO DESFILE DE DOENÇAS OUTONO/INVERNO

As temperaturas caem e a imunidade das pessoas também caem. Isso porque as doenças de outono e inverno são enfermidades típicas da época, que acabam se espalhando e trazendo incômodos para todos nós. Como praticamos a filosofia de que prevenir é melhor do que remediar, se liga nas orientações que preparamos pra você curtir o friozinho da estação com muita saúde.   Por que aumentam as doenças respiratórias nessa...
Os 5 Medos Mais Comuns Sobre Implante Dentário

Os 5 Medos Mais Comuns Sobre Implante Dentário

É muito comum que as pessoas tenham ansiedade ou algum tipo de fobia quando o assunto é Dentista. Muitas pessoas, inclusive, preferem não ir às consultas do que enfrentar seus medos.  Quando o assunto é Implante Dentário, talvez esse medo fique ainda maior. Por se tratar de um procedimento cirúrgico, existe todo um imaginário de sangue e tensão no processo. Mas a verdade é que não existe nada disso. ...
APARELHO: MELHOR O TRANSPARENTE OU O INVISÍVEL?

APARELHO: MELHOR O TRANSPARENTE OU O INVISÍVEL?

Aparelho invisível Dentre os caminhos atuais da odontologia estética, quem decide usar aparelho ortodôntico para transformar o sorriso acaba se deparando com as opções mais estéticas, além da metálica. Ao analisar qual tratamento é o que mais interessa o paciente, em comparação com o tradicional aparelho metálico, existem os métodos transparente ou invisível. Conhecer um pouco sobre cada um é o primeiro passo para a escolha certa. Iguais nos...