(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

3 formas de cuidar da saúde mental durante a Quarentena

3 formas de cuidar da saúde mental durante a Quarentena

Cuidar da saúde mental durante a Quarentena é fundamental para sobreviver ao isolamento social causado pelo Coronavírus. 

Para muita gente, saúde mental nunca foi um assunto a ser pensado ou discutido até então. E se vale o conselho, reflita sempre sobre seu estado emocional com ou sem quarentena. Isso ajuda muito a ter uma vida melhor e mais saudável.

E para você dar o pontapé inicial nesse assunto, te daremos agora 3 formas de cuidar da saúde mental durante a Quarentena. Vamos lá?

Técnicas de respiração

Parece simples demais para ser verdade, não é? Mas acredite: a respiração é um dos principais fatores para que a sua mente esteja calma, e isso é comprovado cientificamente.

O estado nervoso/ansioso causado pelo isolamento e pelas notícias pouco otimistas que surgem a todo instante ativa algumas áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação, ou seja, a respiração rápida e de forma rasa (que capta pouco oxigênio).

Portanto, faça de 3 a 4 vezes por dia a Respiração dos Sete Segundos. Ela consiste em inspirar, segurar a respiração por sete segundos e soltar. 

Essa técnica ajudará com que o oxigênio preencha toda a área dos pulmões e circule pelo corpo com mais intensidade. Isso certamente vai colaborar muito a sua saúde mental durante a quarentena!

saude-mental-durante-a-quarentena

Meditação guiada

Muita gente acha que meditação é uma coisa extremamente fora da curva, que jamais conseguiria fazer ou até mesmo tem algum preconceito com a prática.

A verdade é que meditar, ao contrário que muita gente pensa, não significa não pensar em nada, mas sim não se apegar aos pensamentos que vierem até sua mente.

Muitas das vezes, crises de ansiedade acontecem porque somos atropelados pelos pensamentos, que vêm de maneira desorganizada e em grande quantidade. Isso compromete muito nossa saúde mental durante a Quarentena e no dia a dia normal.

A meditação guiada tem vários propósitos, e relaxar e organizar a mente são dois deles. Sob a orientação de um guia, você ouvirá comandos que irão te conduzir à leveza mental. 

Separamos uma meditação guiada incrível para você tentar. Coloque seus fones de ouvido e clique aqui para ouvir! É de graça.

Saúde mental durante a Quarentena: Sono reparador

Sem sombra de dúvidas, o sono é um grande responsável para manter a mente tranquila. Nesses dias de reclusão, acabamos por não ter horários certos para fazer as coisas como funcionaria na rotina comum.

Dessa forma, dormimos tarde, acordamos tarde, tudo isso regado a muito uso do celular e alimentação pouco saudável. O resultado? Um sono desregulado, que não cumpre a função de descansar o corpo, a mente e repor as energias.

O risco disso tudo é que o acúmulo de ansiedade, nervosismo e noites de sono maldormidas podem gerar sérios problemas, como o Bruxismo e a Disfunção Temporomandibular (DTM). 

disfuncao-temporomandibular-dtm

Bruxismo

O famoso “ranger dos dentes”. Esse hábito provoca grande impacto e desgaste entre os dentes, principalmente ao dormir.

Quanto ocorre com certa frequência, pode acabar enfraquecendo e desgastando os dentes, ocasionando na perda dentária devido à fratura.

DTM

A sigla DTM significa Disfunção Temporomandibular, e se refere às alterações funcionais na musculatura da face responsável pela mastigação e também na articulação temporomandibular (ATM).

A articulação temporomandibular (ATM) é a parte que conecta sua mandíbula (maxilar inferior) ao crânio. A articulação pode ser encontrada nos dois lados da cabeça, na frente das orelhas. Permite abrir e fechar a mandíbula, falar e comer.

Entre os sintomas mais comuns, estão a cefaleia (dor de cabeça), dificuldade para mastigar, dor na musculatura do rosto, dor no ouvido, sensação de travamento na boca e outros.

Combinando as dicas para melhorar a saúde mental durante a Quarentena

Quer seja para evitar problemas como o bruxismo e a DTM, ou levar mais tranquilidade para os seus dias, combine os efeitos da técnica da Respiração em Sete Segundos, uma seção de meditação guiada antes de dormir e uma noite de sono reparador.

Os efeitos a longo prazo são maravilhosos! Praticando tudo isso, você poderá ajudar outras pessoas a melhorarem a saúde mental durante a Quarentena também.

E então? Qual dica você mais curtiu? Deixe seu comentário contando para nós. E se você identificou algum dos sintomas da DTM em você, mande mensagem em nosso WhatsApp clicando aqui!

Você também pode gostar de:


O BÁSICO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AFTAS

O BÁSICO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AFTAS

Começa com um leve incômodo em uma parte minúscula da boca. Aí esse desconforto evolui e de repente.. apareceu uma afta! Bom, as aftas não aparecem sem causa, uma mordida errada na bochecha ou lábios e o uso de aparelhos fixos também podem ocasionar seu aparecimento. Os fatores provocadores variam e merecem atenção, acompanhe a seguir.   Primeiro, o que é uma afta?   Também chamada de estomatite aftosa...
NÃO PARTICIPE DO DESFILE DE DOENÇAS OUTONO/INVERNO

NÃO PARTICIPE DO DESFILE DE DOENÇAS OUTONO/INVERNO

As temperaturas caem e a imunidade das pessoas também caem. Isso porque as doenças de outono e inverno são enfermidades típicas da época, que acabam se espalhando e trazendo incômodos para todos nós. Como praticamos a filosofia de que prevenir é melhor do que remediar, se liga nas orientações que preparamos pra você curtir o friozinho da estação com muita saúde.   Por que aumentam as doenças respiratórias nessa...
Avós cuidadores. Amor preventivo

Avós cuidadores. Amor preventivo

As exigências cada vez maiores na luta pela sobrevivência, e a premente necessidade de buscar o mínimo de qualidade de vida para suas famílias, os pais muitas vezes se vêm obrigados a recorrer à ajuda abençoada dos avós. E estes fazem em sua grande maioria o papel de educadores. Frequentemente os problemas odontológicos na primeira infância, são oriundos de falta de informação e maus hábitos praticados no passado. Relatamos...
Quem foi seu primeiro dentista?

Quem foi seu primeiro dentista?

Sabe aquela história do dentista da família, que cuidou do seu pai, e de você quando era criança?  Só consultávamos com ele, e que as vezes nos fazia perder um tempo incrível no  trânsito, ou esperar pelo dia e horário que ele podia atender. Lembra?  A Mr. Clean Odontologia veio quebrar esse mito. Com uma equipe formada por profissionais experientes, e sua localização no centro da cidade, a Mr....
A RELAÇÃO SAÚDE GERAL E BUCAL DAS GESTANTES

A RELAÇÃO SAÚDE GERAL E BUCAL DAS GESTANTES

Gente, sabe aquele discurso que nós, dentistas, falamos sobre o quanto a saúde geral do corpo está interligada à saúde bucal? Então, um exemplo indiscutível é a conexão da saúde do organismo de uma gestante com a saúde da boca dela. Uma mulher em período de gestação tem seu corpo mais sensível e tal sensibilidade pode refletir na cavidade bucal. Confira a seguir mais informações sobre o assunto.  ...
3 formas de cuidar da saúde mental durante a Quarentena

3 formas de cuidar da saúde mental durante a Quarentena

Cuidar da saúde mental durante a Quarentena é fundamental para sobreviver ao isolamento social causado pelo Coronavírus.  Para muita gente, saúde mental nunca foi um assunto a ser pensado ou discutido até então. E se vale o conselho, reflita sempre sobre seu estado emocional com ou sem quarentena. Isso ajuda muito a ter uma vida melhor e mais saudável. E para você dar o pontapé inicial nesse assunto, te...