O dia 27 de novembro é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Câncer, doença que tem aumentado o número de casos ao longo dos anos. A data surgiu em dezembro de 1988 quando a Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, instituiu o dia para que a população brasileira se mobilizasse quanto ao controle da doença no Brasil. A Mr. Clean separou algumas informações básicas sobre este tipo de enfermidade, com foco no câncer de boca.

O que é o câncer?

Tão temida (e com razão) pela maioria das pessoas em todo o mundo, câncer é o nome da doença (existem mais de 100 tipos) que surge com o crescimento desordenado de células. Quando as células sofrem mutação genética – alteração no DNA dos protooncogenes (que a princípio são genes inativos em células normais) – elas se tornam cancerosas, podendo acumular em alguma parte do corpo, o que dá origem aos chamados tumores ou neoplasias malignas.

 

Um pouco sobre o câncer de boca

A correta higienização bucal previne não só quanto a infecções no coração ou pulmão, mas também previne o câncer de boca, que pode afetar os lábios e todo o interior da cavidade oral – gengivas, bochechas, céu da boca e língua (bordas e sua parte debaixo). Os sintomas variam entre feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam, sangramentos sem causa conhecida, inchaços, caroços, áreas de dormência, dor de garganta persistente e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas que não saram. Em fases mais evoluídas da doença, os sintomas podem ser mau hálito, caroço no pescoço, perda de peso ou dificuldade para falar ou engolir.

 

Como prevenir o câncer de boca

As principais causas do câncer bucal são o fumo e a ingestão de álcool. Entretanto, certos hábitos precisam ser tomados mesmo por aquelas pessoas que não fumam ou ingerem bebidas alcóolicas. Estamos falando da enorme importância de se ter uma boa higiene bucal (escovação correta e uso do fio dental) após as refeições, assim como ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

A visita ao dentista é essencial e deve ser feita de maneira frequente, assim o médico dos dentes irá avaliar qualquer tipo de anormalidade existente na boca caso você não tenha reparado ou tenha ficado com dúvidas ao realizar o autoexame em casa (olhar toda a boca no espelho, em um ambiente bem iluminado). As pessoas que possuem mais de 40 anos e bebem ou fumam, precisam ficar sempre atentas e fazer o exame clínico da boca com um dentista ou médico pelo menos uma vez por ano.

Aqueles que utilizam a prótese dentária precisam fazer ainda mais as visitas regulares ao dentista, além do autoexame, afinal pode ocorrer da prótese causar atrito na gengiva, lesões bucais e acúmulo de restos de alimentos, gerando um aumento de bactérias, feridas ou até sangramentos.

Você já sabia de todas estas informações sobre o câncer e principalmente sobre o câncer de boca? Se sabia, esperamos que os cuidados com a saúde de todo o corpo e a saúde bucal já tenha se tornado uma rotina em sua vida. Fique sempre atento a qualquer incômodo e procure um médico ou dentista (quando o sintoma estiver na cavidade oral). Prevenir é o melhor remédio, a Mr. Clean garante!