Muito se engana quem acha que o dentista cuida só da saúde da boca e dos dentes. A cada consulta ele analisa o quadro clínico da saúde bucal e dela com o resto do corpo. Caso o profissional suspeite que exista algum desequilíbrio (glicose alta, baixa imunidade, etc), o dentista orienta o paciente da necessidade de procurar um médico. A saúde bucal anda junto com a saúde corporal, por isso hoje falaremos de algumas doenças que podem ser identificadas pelo médico dos dentes.

 

A saúde bucal reflete a saúde geral, e vice-versa

Ao sentar na cadeira do dentista o paciente abre a boca e tem sua saúde como um todo diagnosticada. Como é comum as manifestações bucais aparecerem antes de sintomas característicos das doenças, a orientação do dentista de procurar um especialista acaba sendo uma medida preventiva. Buscando ajuda médica desde cedo, a probabilidade de um tratamento mais eficiente e de cura se elevam.

 

Algumas doenças vistas pelo dentista

O número de enfermidades que um dentista consegue ver pela boca é grande e aqui vamos citar algumas para você saber. Entram na lista: aids, bulimia, câncer (vários tipos malignos), cirrose hepática, diabetes, papilomavírus humano (HPV), osteoporose, refluxo estomacal, clamídia, sífilis, gonorreia. Ter conhecimento da possibilidade de existência dessas doenças (algumas delas são graves) não é para gerar preocupações desnecessárias, mas sim a prevenção e o tratamento a tempo.

 

A vantagem de usar a câmera intra-oral

Em algumas clínicas odontológicas a análise da saúde bucal do paciente é realizada utilizando uma câmera intra-oral, como é o caso da Mr. Clean. Aqui nós gostamos de usar a câmera pois ela permite ver as estruturas bucais com um aumento de até sessenta vezes. Nossa equipe consegue então ver detalhes que são complicados de serem vistos a olho nu, o que facilita o diagnóstico com mais clareza da saúde da cavidade bucal e sua relação com a saúde corporal.

Pelas razões que expomos para você, deu para entender melhor a importância de consultar o dentista regularmente? Na Mr. Clean existe o Programa de Acompanhamento Preventivo (PAP), no qual fazemos com os pacientes a prevenção da saúde bucal e consequentemente da saúde do corpo como um todo. Então se você está em dia com o dentista, continue assim! Se não está, marque um horário com a gente e venha sorrir pra vida com mais saúde, alegria e prevenção!