AGENDE SEU HORÁRIO
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG

As temperaturas caem e a imunidade das pessoas também caem. Isso porque as doenças de outono e inverno são enfermidades típicas da época, que acabam se espalhando e trazendo incômodos para todos nós. Como praticamos a filosofia de que prevenir é melhor do que remediar, se liga nas orientações que preparamos pra você curtir o friozinho da estação com muita saúde.

 

Por que aumentam as doenças respiratórias nessa época

 

Com o frio as vias aéreas (em resumo são: nariz, boca, garganta e pulmões) de muita gente irrita. Para piorar, a umidade relativa do ar cai e ocorre a inversão térmica (a poluição fica acumulada na atmosfera). Junte esses fatores às concentrações de pessoas em locais fechados e pouco arejados, usando roupas e cobertores de lã que ficaram guardados e acumularam poeira. O resultado é o aumento de doenças respiratórias mesmo.

 

Quais são as mais comuns

 

Nessa época do ano ocorrem muitos quadros de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas. As mais comuns são as infecções respiratórias, com destaque para a gripe e o resfriado. Uma observação importante é a diferença entre as duas: a gripe é causada somente pelo vírus influenza e é mais grave. Ela apresenta os sintomas do resfriado (causado por vários vírus) como coriza e corpo ruim, mais febre alta – pode deixar a pessoa acamada.

 

Há outras doenças que geram incômodos para as pessoas devido à transmissão que elas possuem: pela saliva quando o infectado fala, tosse ou espirra. Entram nesse grupo a pneumonia (que é um perigo enorme pois pode surgir de uma gripe mal curada), a tuberculose e até as doenças gastrointestinais, um exemplo são os rotavírus que aterrorizam muitos pais por deixarem as crianças debilitadas com vômito, febre e diarréia.

 

O que fazer para não infectar ou ser infectado

 

Certas atitudes são simples de adotar no dia a dia e previnem que você e muita gente fique doente. Então: evite aglomerações de pessoas e locais poucos arejados (é grande a chance de terem bactérias e vírus circulando); use um lenço ou o braço ao tossir e espirrar, assim você não espalha gotículas de muco ou saliva para o ar e oriente quem não fizer isso perto de você, é um trabalho coletivo mesmo, de bom senso.

 

Lave as mãos ao sair do banheiro, antes de comer, após descer do transporte público, enfim: deixe-as sempre limpas; alimente-se de forma nutritiva e beba bastante água (gelada não pois irrita a garganta); se você ou alguém da sua família é do grupo de risco, tomem a vacina da gripe, ela é a melhor prevenção (o vírus sofre mutação e por isso que a vacinação é anual); consulte o médico caso você seja alérgico e tenha algum sintoma nessa época (evitar ambientes com carpetes, bichos de pelúcia e cortinas ajudam).

 

E caso você sinta qualquer tipo de incômodo não só nas vias aéreas mas no corpo (febre, mal-estar, enjoo, tonteira etc), não demore a procurar um médico! Quanto mais cedo for feito o diagnóstico (automedicação nem pensar, viu?), mais cedo você melhora. É um trato não oficialmente firmado: você se cuida, o próximo se cuida e todos vivemos melhor. As estações mais charmosas do ano para alguns não precisa ser um terror para outros.

×