Uma das principais dúvidas de pacientes que precisam fazer implantes dentários é se o procedimento é doloroso. Descubra aqui com a gente.

Transformar o seu sorriso nunca foi uma tarefa tão acessível quanto é atualmente. Graças à evolução da odontologia moderna, existem tratamentos para problemas que, até pouco tempo, não teriam solução. Ou, pelo menos, não a solução ideal. Um dos principais exemplos disso são os implantes dentários.

A implantodontia, área da odontologia que se dedica ao estudo e tratamento a partir de próteses dentais, é mais antiga do que você pode imaginar. Desde a década de 1960 existem diferentes tipos de implantes modernos com base em titânio, que se aperfeiçoaram cada vez mais para gerar melhores resultados, mais saudáveis e com uma estética bem mais natural para o resultado final.

Porém, pesquisadores já encontraram registros de utilização de implantes com pinos em várias culturas ancestrais. Há mais de 4.000 anos, os chineses usavam pinos de bambu para repor os dentes perdidos. No Egito, descobriram um implante com pino de cobre, com mais de 3.000 anos de idade. Naquela época, o procedimento certamente era muito doloroso e arriscado. Afinal, ainda não existia anestesia, antibióticos e tantas outras inovações que mudaram a história da medicina. Também era um procedimento acessível apenas para autoridades como o faraó, ao contrário de hoje, época em que todo mundo pode transformar o seu sorriso.

Agora, saindo do passado e trazendo nossa conversa para o presente, a pergunta que não quer calar é: colocar um implante dentário dói?

Qual o Preço do Implante Dentário em BH?
Clique na imagem para entender qual é o preço do implante dentário no melhor dentista de Belo Horizonte.

Cirurgia de implante dentário dói?

O medo de ir ao dentista geralmente acontece porque os pacientes ficam ansiosos com a possibilidade de sentir dor. Quando o assunto é cirurgia, então, algumas pessoas ficam ansiosas só de pensar. O implante de próteses dentárias é um procedimento cirúrgico, então é comum associar sua realização com muita dor e desconforto, mas isso não acontece na prática.

Na verdade, para colocar um implante de dente, você precisa passar por diferentes fases, cada uma com um objetivo diferente e com características variadas. De forma super resumida, serão três momentos principais.

Tudo começa com a avaliação, também chamada de anamnese. Neste momento, o cirurgião dentista vai analisar a sua situação com cuidado, por meio de observações e exames de raios X e tomografia, por exemplo. Afinal de contas, cada caso é um caso. Nessa etapa você não sentirá dor alguma, a não ser que esteja com alguma ferida bucal ou sensibilidade nervosa, por exemplo. Se for este o caso, o dentista vai te auxiliar a tratar estes problemas também, antes de iniciar o tratamento para o implante.

A segunda etapa é a própria cirurgia, que acontece em duas ocasiões. Primeiro, o paciente tem o pino inserido no osso. O procedimento dura cerca de 40 minutos e também não causa dor, graças ao efeito da anestesia. Mesmo quando o efeito anestésico passa, é raro sentir grande desconforto porque o dente onde o pino é inserido quase não possui fibras nervosas. Em outras palavras, é uma região óssea com sensibilidade menor. Após este procedimento, a integração entre o pino e o osso pode levar em torno de 6 meses. Depois, novamente com anestesia, o cirurgião dentista coloca a prótese definitiva.

Vou sentir dor no pós-operatório de um implante de dente?

A terceira etapa também ocorre duas vezes, depois da inserção do pino e após a cirurgia final para colocar a prótese dentária. Essa fase é o pós-operatório. Este é o momento em que pode surgir algum desconforto leve, como inchaços, dores de cabeça, pequenos sangramentos e sensibilidade bucal. Porém, um dos fatores que vão definir se o paciente sentirá dor ou não é a atenção às recomendações do dentista.

Com toda sinceridade do mundo, é o seguinte: se uma pessoa ignorar as orientações e não cuidar da saúde bucal com MUITA atenção no período pós-operatório, ela pode sentir dor, sim. Isso acontece porque, como toda cirurgia, o implante afeta o corpo e o deixa mais sensível enquanto se recupera. Se o paciente chutar o balde e não se manter em repouso ou não se alimentar como deveria, seu corpo sentirá os impactos negativos dessa irresponsabilidade.

Então, o segredo para amenizar ao máximo o desconforto do pós-operatório é tomar a medicação receitada corretamente (antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos), sem errar os horários nem se esquecer de nenhuma dose; se manter em repouso, evitar esforços físicos exagerados, manter uma alimentação com consistência principalmente líquida e gelada nos primeiros dias após a cirurgia, entre outras tarefas que a clínica especialista em implantes vai te orientar. Essa parte acontece em casa, não no consultório odontológico, então tudo depende de você!

Se a clínica é especialista e de confiança, você não precisa ter medo de fazer o seu implante. Imagem: reprodução

Por que é tão importante fazer um implante dentário?

Resumindo tudo que foi explicado acima, fazer a avaliação e a cirurgia de implante odontológico não doem. o único momento em que pode haver desconforto é no pós-operatório, caso o paciente descumpra as recomendações do cirurgião dentista.

Agora que você já sabe que não precisa sentir medo da dor, é preciso entender a importância do implante para a sua saúde bucal e para a sua qualidade de vida. Fazer este procedimento pode trazer vários benefícios que você nem imagina. Por exemplo:

  • Melhorar muito a sua habilidade de comer e de falar com naturalidade;
  • Preserva a estética do rosto e pode até rejuvenescer a aparência dos pacientes;
  • É uma solução definitiva e, ao contrário das dentaduras, você não precisará trocar os implantes a cada cinco anos se cuidar bem deles;
  • E muito mais!

Se você quer saber mais detalhes, esclarecer dúvidas ou iniciar o seu tratamento numa clínica que é referência em implantes dentários, localizada no Centro de Belo Horizonte, vem pra Mr Clean! Clique aqui para marcar uma avaliação. Estamos te esperando para transformar o seu sorriso, tá bom? Até breve!